O efetivo da Guarda Civil de Contagem deverá ser vacinado contra a Covid-19 nas próximas semanas. A expectativa de que a imunização ocorra surgiu após divulgação, pelo governo estadual na quarta-feira (31/3), de que as Forças de Segurança do Estado terão prioridade na vacinação e serão imunizadas com o recebimento dos próximos lotes.
Logo após a notícia, a secretária municipal de Defesa Social, Paola Soares, e o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz, se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, para articular e programar como se dará a imunização. “Assim que o Estado liberar os lotes para a vacinação dos 402 guardas civis, o município de Contagem fará uma força-tarefa, haja vista que toda a corporação está na linha de frente e isso representa maior exposição ao vírus. Aguardamos a autorização e estamos empenhados para garantir que ela aconteça em breve”, afirmou a secretária Paola Soares.
Fabrício Simões informou que assim que os imunizantes para este público-alvo forem fornecidos ao município pelo governo estadual, a Secretaria de Saúde irá agilizar a vacinação.
A prefeita Marília Campos reafirmou a importância dessa imunização. “A Guarda Civil de Contagem está realizando um trabalho exemplar nesta batalha contra a disseminação do coronavírus. São várias as frentes de ação, e os guardas, como sempre, têm atuado com sensibilidade e empenho, colocando suas vidas a favor da comunidade”, declarou a prefeita.
A Guarda Civil de Contagem está na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, prestando apoio na escolta da vacina, nos postos de vacinação, nos mutirões da vacina (Dia D) e nas ações da Patrulha Pacto pela Vida, realizadas com o objetivo de dispersar aglomerações e garantir o cumprimento das medidas restritivas impostas por decretos municipais e a onda roxa, estabelecida pelo Estado.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação deste público-alvo está condicionada a chegada de vacinas pelo governo do Estado. A medida em que os imunizantes forem sendo fornecidos para o município, a secretaria fará de tudo para agilizar o processo de vacinação.
Além dessas atuações, diárias e noturnas, e de todo patrulhamento feito regularmente pela cidade, os guardas estão trabalhando em fiscalizações junto à CeasaMinas e em parceria com a Transcon, em linhas municipais e metropolitanas.
De acordo com comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz, o cadastro dos oficiais, que segue critérios como comorbidade e idade, já está sendo providenciado. “Mesmo com as medidas de prevenção e as orientações, parte do efetivo já foi contaminado desde o início da pandemia, em 2020. Nas últimas semanas esse número cresceu em razão da intensificação das operações e das variantes do vírus que, agora, se apresentam mais agressivas. Por esse motivo, estamos preocupados e empenhados em dar celeridade à vacinação da corporação”, informou o comandante.
Repórter Carol Cunha
Fotografia: Divulgação